Plano Real e seu toque genialidade. Seus elaboradores extremamente criativos, conseguiram superar a tentação do congelamento de preços e salários. Conceberam o atrelamento dos preços turbulentos a uma Unidade Real de Valor (URV) que disciplinou sua marcha explosiva e se ancorou, em 1º de julho de 1994, surgiu uma belíssima moeda, o real.
A partir do lançamento do real, sem aquele recurso de sempre controlar os preços, mas com atrelamento cambial, a inflação começou a convergir seu curso para a tão esperada queda. O Brasil finalmente, tinha um padrão monetário confiável. Em 99, com a liberação do regime cambial e a adoção do sistema de metas de inflação, o teste duro de confiabilidade foi realizada com sucesso.
Porém, como nem tudo são mil maravilhas, graças às políticas públicas ruins, com o plano que deu certo, vieram complementos, os Juros, de 95 até 2024, bateram seus incríveis 4.136,4%, temos hoje o país que mais cobra Juros no mundo, seja de cartão de crédito, até empréstimos, cheque especial, e etc.
O PIB teve também o seu aumento, 1.528,9%, o que é um número muito bom, se com ele, não viesse atrelado um imposto arrecadado de mais de 2000%, ou de maneira mais exata, 2.033,8%, e ainda assim, com o aumento de impostos, os governos, corruptos tomaram a sua iniciativa de gastar ainda mais, com os gastos públicos explodindo em 2.117,0%, ou seja, o governo vem gastando muito mais do que arrecada, apesar de arrecadar trilhões todo ano, ele também consegue gastar todo esse dinheiro e ainda ficar devendo.
É de se pensar, com esse gasto e arrecadação gigantesco, nós somos um país de primeiro mundo? somos um país seguro? temos uma saúde pública ótima? a resposta para todas estas perguntas é a mesma, não. Então, pra onde será que está indo todo esse dinheiro?
Tivemos nesse meio tempo de 95 à 2024, o maior escândalo de corrupção do mundo, envolvendo empresas privadas, estatais, o próprio presidente, que foi preso por isso, e hoje por mera manobra política, e outros meios, está governando nosso país novamente, ou seja, temos um ex-presidiário, no poder supremo de um país.
Junto com todos os índices, tivemos também os preços, que também tiveram sua glória, com alta de 466%, essa é uma pequena parte da história brasileira, que será contada no futuro, daqui alguns anos.
Comments