O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, foi eleito nesta segunda-feira (24) o mais novo Secretário-geral da Interpol, responsável pela parte operacional do organismo, na prática, ele passa a comandar a rede.
Pela primeira vez, após 100 anos de disputas com americanos e europeus, um brasileiro entrou na disputa.
Valdecy, é diretor da força de cooperação internacional da Polícia Federal (PF) e vice-presidente da Interpol nas américas.
A eleição feita na segunda feira (24), realizada em Lyon, por 13 países que compõem o comitê executivo do órgão, avaliou os participantes, para decidir quem estaria no comando por 5 anos, após discussão, o placar ficou em 8 para o brasileiro e 3 para seu concorrente inglês, tiveram também a participação de Mubita Nawa, da Zâmbia e Faisal Shahkar do Paquistão, mas não obtiveram votos.
Após esse processo, o nome de Urquiza será levado à assembleia geral em novembro, e os 195 países que compõem deverão ratificar o nome indicado pelo comitê executivo.
O Itamaraty salientou o seguinte; “Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”
Comentários